Ser Jovem em Cananéia…

Ser jovem em Cananeia é muito desafiador, pelo fato de ser uma cidade pequena, com pouco comércio e pouca infraestrutura. Nós jovens sofremos com essa situação de não ter pessoas que possam nos apoiar tanto em relação à educação como na nossa carreira profissional.

Perguntei a opinião de duas professoras sobre esse tema:

Na opinião da professora Jenifer: Para os jovens o que falta é formação especializada, cursos técnicos ou superiores e locais que absorvam esses profissionais. Há alguns anos, alunos do terceiro colegial, por exemplo, estavam doidos para virarem monitores na ilha do Cardoso, mas para atuar como monitor é necessário um curso superior, e aqui na nossa região não tem esse curso, acho que esse é um exemplo prático do que acontece, não apontando somente o ensino superior (faculdade), mas um curso profissionalizante já ajudaria uma grande parcela dos jovens de Cananeia a ter como ficar e trabalhar na cidade, ao invés de ter que ir embora por falta de oportunidades.

Na opinião da professora Angelica, as principais desvantagens são as poucas opções de lazer, empregos, principalmente para os jovens se manterem na cidade. Para a população no geral faltam recursos médicos, pois a cidade sequer tem uma maternidade para as crianças nascerem e qualquer recurso médico além de consultas comuns, o restante é necessário buscar em cidades vizinhas; falta variedade de transporte pois temos apenas uma empresa de ônibus para sair da cidade.

Mesmo com essas dificuldades também há vantagens de se viver em uma cidade pequena como Cananeia, entre elas o fato de ser uma cidade pequena, pois temos fácil acesso para qualquer área da cidade, uma boa qualidade de vida, uma região repleta de biodiversidade, baixo nível de criminalidade e também de poluição em geral. É possível perceber que a maioria dos pontos positivos vem da localização da cidade e de seu ecossistema, enquanto os pontos negativos são em sua grande maioria problemas administrativos da cidade, de má distribuição e investimento do dinheiro público.

 

Texto escrito pela Jovem Pesquisadora Ana América.

O Programa Jovem Pesquisador é uma iniciativa criada pelo IPeC para aproximar jovens locais das atividades de pesquisa e educação desenvolvidas pelos projetos do Instituto. Atualmente, o Programa Jovem Pesquisador faz parte das atividades do Projeto Boto-Cinza que conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.