Pesquisa da Vida Selvagem

Aqui, o nosso principal objetivo é apoiar e desenvolver pesquisas científicas que atuam nos estudos sobre a história natural e conservação da vida selvagem. Através de uma abordagem empírica e interdisciplinar, as nossas atividades de pesquisa se baseiam em três fundamentos:

1) produzir conhecimento sobre a biodiversidade;

2) propor ações, através de embasamento científico, para fins de conservação;

3) retornar o conhecimento para a população local;

Neste sentido, a grande maioria dos nossos projetos também está vinculada à instituições de ensino superior, visando a formação de pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação. Desde sua fundação, o IPeC já desenvolveu mais de 60 projetos de pesquisa, o que resultou em mais de 100 publicações, incluindo artigos, livros e capítulos.

Acessando os nossos projetos:

Os nossos projetos podem ser acessados através dos Projetos Temáticos e Linhas de Pesquisa. Os Projetos Temáticos são projetos com histórico de atuação em uma área definida, incluindo o desenvolvimento de várias pesquisas relacionadas a um determinado tema. Atualmente temos cinco projetos temáticos, todos com atuação na região do Lagamar/Floresta Atlântica costeira. São eles: Projeto Boto-cinza, Projeto Carnívoros, Projeto Tartarugas, Projeto Aves do Estuário e Projeto Resgate.

As linhas de pesquisa permitem acessar outros estudos de história natural e conservação, além daqueles relacionados aos Projetos Temáticos. Todos os projetos do IPeC estão associados as seguintes linhas de pesquisa: Ecologia e Conservação, Biologia e História Natural e Etnoconecimento.

Projetos Temáticos

Linhas de Pesquisas