Sobre o IPeC

O Instituto de Pesquisas Cananéia – IPeC foi fundado oficialmente em 7 de setembro de 1997. O propósito dessa criação era construir uma organização que viabilizasse o desenvolvimento de estudos em áreas naturais já que três dos seus quatro fundadores atuavam com atividades de pesquisa da vida selvagem na região de Cananéia desde 1981.

Na época, as dificuldades faziam parte do nosso cotidiano, pois não havia local fixo para pernoites, embarcações que permitissem o acesso a diferentes locais da região e tampouco qualquer apoio financeiro para os pesquisadores. Contudo, toda a riqueza ambiental que a região oferecia superava as dificuldades e nos incentivava a continuar.

Somente após cerca de 13 anos de estudos na região,  a possibilidade de aquisição de uma embarcação que nos apoiasse nas pesquisas começou a se concretizar. Assim, após muitos consertos e reformas, pudemos inaugurar a Embarcação de Apoio à Pesquisa Lobo-Marinho que nos ajudou a amadurecer a idéia de fundar uma instituição e que, no início, chegou a ser nossa sede local, alojamento, escritório e, até atuava como embarcação, fim para a qual foi projetada.

O nome Cananéia foi incorporado ao instituto como uma homenagem à cidade que, em um mundo onde o grande desenvolvimento urbano e modernidade imperam, conseguiu manter uma beleza cênica com a conservação de rica fauna e flora em um dos ecossistemas com maior grau de destruição no país, a Floresta Atlântica. A partir do ano de 2000, já com vários associados, foi possível estabelecermos uma Base de Apoio, fortalecendo assim a nossa atuação na região, apoiando e desenvolvendo estudos em outras localidades do país. Em 2018, o IPeC inaugurou sua sede oficial na cidade de Cananéia. Uma nova base de apoio estruturada para a realização de atividades de educação ambiental e que é utilizada como alojamento para todos os pesquisadores associados à nossa instituição.

Desde sua fundação, o IPeC tem atuado fortemente na pesquisa científica sobre história natural e conservação da vida selvagem, mantendo sempre o propósito de retornar os conhecimentos para a população local, além de desenvolver projetos educacionais. Como reconhecimento às nossas ações,  possuímos hoje os títulos de Utilidade Pública Municipal e Utilidade Pública Estadual, participando ativamente de diferentes conselhos sócio-ambientais da região do Lagamar e nas demais regiões onde ele atua. Além disso, temos conquistado diferentes editais de apoio à realização dos nossos projetos.

 

Sede do IPeC inaugurada em 2018.