Guia Ilustrado de Mamífero Marinhos do Brasil – 2ª edição revisada

PESQUISADORES DO PROJETO BOTO-CINZA LANÇAM GUIA COM 59 ESPÉCIES DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS

Nesta sexta-feira, no dia Mundial do Livro, o Projeto Boto-Cinza lança uma edição revisada do Guia Ilustrado de Mamíferos Marinhos do Brasil. São 59 espécies de mamíferos aquáticos, como baleias, golfinhos, toninhas, além de elefantes e leões-marinhos, peixe-boi, focas e lontra ilustradas nessa edição. Apesar do foco principal em animais marinhos, o guia ainda inclui os exemplares de ocorrência em água doce, como o boto-vermelho, o peixe-boi-da-Amazônia e a ariranha.

           A ideia é que este livro facilite na identificação dos animais dentro de suas classificações científicas, com método de taxonomia. Os pesquisadores do Projeto Boto-Cinza, realizado pelo Instituto de Pesquisas Cananéia com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, acreditam que a arte gráfica e as ilustrações podem ser aliados para facilitar a identificação dos animais. Além disso, as descrições trazem um rápido comparativo das principais confusões que podem acontecer entre diferentes espécies ao se identificar  animais vivos ou mortos, o que é uma inovação considerando os materiais já publicados sobre o tema.

Segundo Caio Louzada, um dos autores, o Guia Ilustrado de Mamíferos Marinhos no Brasil tem informações práticas para o rápido reconhecimento das espécies: “O fato de destacarmos as principais características identificadoras quando vivo ou morto, facilita na identificação do animal. Por exemplo, quando um golfinho é encontrado morto na praia, muitas vezes suas características externas não estão mais evidentes como quando estão vivos e para isso outras características são cruciais para a identificação. O cachalote-anão e o cacholete-pigmeu, por exemplo, são dois golfinhos que podem ser facilmente confundidos quando vivos, mas se encontrados mortos, o fato de terem diferente número de dentes pode eliminar a dúvida na identificação. Toda essa informação está em nosso guia”.

           O livro está disponível em dois formatos: um livro de capa dura, com tamanho maior, e uma segunda versão, menor, impressa em papel sintético produzido com plástico reciclável. O livro menor  é mais fácil para aqueles usuários que precisam carregá-lo em uma mochila de campo, e o papel sintético permite que ele seja utilizado nas condições adversas de campo, pois é totalmente à prova d’água, podendo ser molhado. A cópia física do livro pode ser solicitada por pesquisadores e profissionais que atuam na área e necessitem do material preenchendo o formulário no site: https://ipecpesquisas.org.br/guia. As solicitações serão avaliadas e o envio será feito pelo Projeto Boto-cinza, sem custo ao solicitante.

Uma versão eletrônica do guia está disponível para download gratuitamente no site da instituição. Link para download da versão digital: https://ipecpesquisas.org.br/sdm_downloads/guia-ilustrado/