Educação ambiental para primeira infância: um bom começo faz toda diferença.

A primeira infância, caracterizada pelos anos iniciais da vida da criança (0-6 anos), é muito importante para a formação do indivíduo e aqui gostaria de enfatizar o papel das escolas nesse processo. Em termos de educação, investir em programas para melhorar a qualidade do ensino na primeira infância significa uma das principais estratégias para se alcançar um ensino de qualidade no futuro.  E aqui cabe uma observação: de uma forma muito resumida, podemos pensar que essa qualidade de ensino passa por investir tanto na formação dos professores como também na estrutura física das creches e pré-escolas. 

É importante pensar na formação dos professores que estão voltados para o ensino da primeira infância, pois esses educadores serão responsáveis por apresentar algumas das primeiras experiências na vida destas crianças: sensações, sentimentos e impressões que certamente irão contribuir para a formação moral e ética destes pequenos.  Por outro lado, a estrutura física das creches e pré-escolas também deve ser olhada pensando no desenvolvimento das crianças, para estimular o desenvolvimento físico, motor, intelectual e social. 

Ok, primeira infância é muito importante para a formação do indivíduo, mas onde entra a educação ambiental?     

Sabemos dos grandes desafios que é alcançar uma educação infantil de qualidade, principalmente em espaços públicos, em um país que impõe tantos desafios para a educação de uma forma geral.  Mas hoje trago um convite para refletir sobre a importância da educação ambiental para a educação infantil, partindo do princípio que quanto mais cedo isso acontecer, mais natural vai se tornando o processo.  E aqui cabem mais algumas observações:  primeiro, devemos tentar estimular continuamente a interação das crianças com o meio ambiente e dentro das atividades desenvolvidas pensar que tipo de educação ambiental está sendo adotada e se de fato está contribuindo para a formação crítica destas crianças. Também devemos pensar nos educadores, será que os nossos professores estão recebendo a devida atenção para o desenvolvimento destas atividades? Sabemos que muitas crianças irão receber nesses espaços públicos as informações iniciais sobre questões ambientais e isso precisa ser realizado com responsabilidade, o que infelizmente nem sempre acontece, por diferentes motivos e interesses.

 Claro, que esses encontros precisam ser adaptados para a educação infantil, considerando as características do desenvolvimento das crianças, utilizando de metodologias que sejam acessíveis e lembrando que se trata de uma prática educativa e como tal é importante que seja pautada em pedagogias participativas.

 Acreditamos que implementar a educação ambiental na infância de fato colabora para a formação de um pensamento crítico ao longo dos anos, até o ponto que essas reflexões possam considerar diferentes fatores para se pensar em problemas ambientais e suas consequências.  Por exemplo, que essas atividades iniciais possam conduzir com o passar dos anos a ideias mais contextualizadas sobre o que é meio ambiente e as relações sociais que causam os problemas ambientais.  Dessa forma estamos pensando na formação desses alunos em relação ao meio em que vivem, considerando não só os aspectos naturais, mas também sociais, políticos e econômicos que caracterizam a vida em sociedade.

Agora você pode estar pensando: mas isso não é muita informação para uma criança?  Sim, pode parecer, caso ela precisasse ler uma postagem.  Mas como dito anteriormente, educação é um processo de longo prazo, que necessita de uma linguagem diferenciada para cada público. E mesmo sendo um desafio, é importante que a educação ambiental também seja direcionada para a primeira infância, de formada adequada, pois ela é a base de todos os processos educativos e um bom começo faz toda a diferença.

Hoje estamos comemorando o dia Nacional da Educação Infantil e gostaríamos de reforçar a importância do tema e parabenizar todos os educadores desta área.  Nós do Projeto Boto-Cinza estamos direcionando algumas atividades para a primeira infância, sempre com o apoio de educadores locais e esperamos em breve compartilhar também a nossa experiência.  Obrigada pelo apoio, façam sugestões e entrem em contato, isso é muito importante para todos nós!!!

O Projeto Boto-Cinza é uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental