A importância das mídias sociais para projetos socioambientais

A divulgação de projetos socioambientais e das organizações da sociedade civil sempre foi necessária para aumentar a acessibilidade do conhecimento e da divulgação das ações dos projetos. No contexto de pandemia, essa necessidade passou a ser ainda maior.

A maioria das instituições e de projetos ambientais têm, como um de seus propósitos, democratizar o conhecimento, o tornando mais acessível para as pessoas, já que nem todos conseguem interpretar a as informações trazidas nos artigos científicos, que tem uma linguagem muito complexa, jargões técnicos e muito característica de especialistas da área. Dessa forma, postagens em mídias sociais relacionadas a esses projetos facilitam a compreensão dos trabalhos que executam. Além disso, as mídias sociais de um projeto ajudam na visibilidade, tanto para os financiadores, apoiadores, parceiros e patrocinadores, que sempre são necessários para um projeto.

Sobre a importância das mídias sociais no contexto de pandemia que vivemos atualmente, durante o período de quarentena o consumo de conteúdo na internet e, principalmente, em mídias sociais aumentou drasticamente em razão da necessidade do isolamento. Assim, o contato das pessoas com o conteúdo e os canais de comunicação dos projetos ambientais se tornou ainda mais em evidência para complementar as ações que continuarem a ser sendo executadas, me sua grande maioria online.

No Projeto Boto-Cinza, a divulgação das nossas ações acontecem de diversas formas, entre elas neste blog, onde mensalmente são postados textos como esse que trazem temas envolvendo a cidade de Cananeia, as atividades de pesquisa, informações sobre os parceiros e as atividades de educação ambiental. Além disso, também fazemos a divulgação através da nossa página do Instagram do projeto (@projetobotocinza) e na página do IPeC (@ipecpesquisas), onde sempre há postagens com conteúdo informativo, fotos dos trabalhos de campo e divulgação de curiosidades. Outra forma de divulgar e compartilhar informação é através do nosso programa “Papo de boto”, onde você pode acompanhar uma conversa informativa com pesquisadores de diversas áreas e até mesmo moradores locais, que trazem nas suas palavras muito conhecimento para oferecer. O Programa além de ser transmitido na rádio comunitária (TransMar FM 87,9 MHz) também disponível nas diferentes plataformas agregadoras de podcasts como Deezer, Spotify e Apple Podcasts. Além de todas essas formas de divulgação oficiais, os próprios participantes compartilhar um pouco do seu dia-a-dia e do trabalho novo em seus perfis pessoais, o que traz uma proximidade do público que nos acompanha com quem esta por de traz de tudo que é desenvolvido nos “bastidores”.

 

Texto escrito pelo Jovem Pesquisadora Juan Pedro.

O Programa Jovem Pesquisador é uma iniciativa criada pelo IPeC para aproximar jovens locais das atividades de pesquisa e educação desenvolvidas pelos projetos do Instituto. Atualmente, o Programa Jovem Pesquisador faz parte das atividades do Projeto Boto-Cinza que conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.