O Projeto Boto-Cinza e ações de Políticas Públicas

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as atividades gerais desenvolvidas pelo Projeto Boto-cinza, destacando as ações vinculadas às Políticas Públicas, consideradas um dos eixos norteadores em nosso trabalho.   Bem, estas ações estão relacionadas aos objetivos da Educação Ambiental, que estariam voltados para desenvolver ações em diferentes áreas, com públicos variados e buscando contribuir para mudanças de atitudes e comportamentos que possam melhorar a nossa relação com o meio ambiente.  Ou seja, essa educação que estamos buscando deixa de ser um instrumento para tratar apenas sobre questões tidas como ambientais (desmatamento, poluição, desastres ambientes, consumo consciente, lixo e etc.) e passa a discutir também outros campos que fazem parte da nossa vida em sociedade, voltados para cidadania. 

E o que seria cidadania?

De uma maneira bem resumida, acreditamos que cidadania se refere à vida do indivíduo em sociedade, de acordo com normas estabelecidas pelo Estado.  E assim, muito cedo foi observado que para a vida em sociedade funcionar, marcada pelo convívio de milhares de pessoas desconhecidas, seriam necessários vários planejamentos:  para a educação, a saúde, o esporte, a cultura, a segurança, o meio ambiente e entre outros.  E dessa necessidade de “fazer funcionar” surge a ideia de Política, que seria toda atividade que organiza, promove e orienta os processos pelos quais se estrutura a vida em sociedade, que estabelece direitos e deveres, tendo o Estado (poder público) a responsabilidade para o cumprimento dessas diretrizes, que podem ser municipais, estaduais ou federais. 

Bem, agora você pode estar se perguntando, qual a relação entre Educação Ambiental e Políticas Públicas, visto que uma é voltada para educar e a outra para organizar a sociedade como um todo?  Então, quando falamos sobre a educação ambiental, em geral estamos buscando criar momentos de reflexão, que pode resultar em mudanças de valores e comportamentos em cada um de nós. São princípios importantes e necessários, mas ainda são individuais e sabemos que tais princípios precisam ser direcionados para a sociedade em geral.  Isso porque para que os problemas ambientais possam ser minimizados, é necessária que acha uma mudança no âmbito coletivo. Os problemas ambientais são complexos e é preciso envolver diferentes participantes.  É nesse ponto que entram as políticas públicas, com o objetivo de cobrar uma participação coletiva no processo de minimizar os problemas ambientais e também para garantir que os benefícios sejam para todos.

     Ou seja, as atitudes e comportamentos individuais são importantes, mas não cabe somente ao indivíduo a responsabilidade de resolver todos os problemas ambientais, é necessário ter uma organização muito maior que passa pela atuação nas políticas públicas, afinal é o Estado o responsável por esse papel.  Podemos e devemos colaborar! Mas cabe às políticas pública a concretização destes esforços para dimensões maiores e mais eficazes. 

  Por esse motivo, consideramos que as ações do Projeto Boto-cinza, tanto através da pesquisa científica, quanto das atividades de educação, podem colaborar com as ações de políticas públicas locais voltadas para as questões ambientais.

Fiquem ligados em nossas atividades, ainda estamos no começo, mas sabemos que muito poderá ser feito e você poderá acompanhar de perto através deste blog e das nossas redes sociais.

 

O Projeto Boto-Cinza é uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental

Por Kelly Pansard