Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2020

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) acontece sempre no terceiro sábado de setembro, trata-se de um programa sem fins lucrativos coordenado desde 1986 pelo Ocean ConservancyCentro para a Conservação da Vida Marinha.  No Brasil acontece desde 1997, sendo organizado regionalmente pelo IPeC e parceiros a partir de 2002.  Aqui em Cananéia pode parecer que é um evento que acontece em apenas um dia no ano, mas não é! Sempre foi planejado com a participação das escolas, professores, alunos e junto as demais instituições parceiras, para trazer a reflexão de que um dia não será suficiente para resolver a problemática do lixo. O intuito do evento não é “limpar” a praia, mas sim contribuir para pensarmos a respeito do descarte correto do lixo, sobre o uso de recursos naturais e como o menor consumo pode diminuir esse problema.

Ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias de 2019 na praia do Boqueirão Sul, Ilha Comprida

Neste ano, o Projeto Boto- Cinza estaria à frente da organização do evento na região de Cananéia- SP, porém, por conta da pandemia da COVID-19 e respeitando as regras da OMS (Organização Mundial de Saúde) não teremos essa mobilização. Então, a ideia para 2020, como alternativa para as atividades presenciais, é enfatizarmos a reflexão de que apesar do lixo ser uma problemática gigantesca, algumas ações podem ser adotadas para, ao menos, minimizar essa questão.   Embora seja usado o termo ‘limpeza’, trata-se, na verdade, de um momento de sensibilização coletiva sobre o acumulo de lixo e de como esse lixo – principalmente no mar, que é de todos e sem fronteiras – muitas vezes acaba não sendo de responsabilidade de ninguém.

E sem a “limpeza” é possível realizar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias?

Sim, do mesmo modo como estamos aprendendo a adaptar outras atividades devido ao atual momento de isolamento social, o DMLRP também pode ser celebrado através de inúmeras outras atividades, que não a coleta do lixo nos rios e nas praias, mas que representam ações importantes para refletir sobre a problemática, contribuindo assim para o processo de sensibilização.

Pensando nisso, aqui no IPeC, o Projeto Boto-cinza vai desenvolver algumas atividades ao longo dessa semana com o objetivo de contribuir para a divulgação do evento, gerar maior conhecimento sobre a gestão do lixo na região de Cananéia, incluindo a sua área rural e a Ilha do Cardoso,  e também conhecer um pouco sobre as iniciativas para a  gestão do lixo no mar do litoral do estado de São Paulo. Essas atividades serão divulgadas em nossas mídias sociais.  Pensando nisso, vamos refletir no que podemos ajudar?

Acompanhem, divulguem e participem!!!!

O Projeto Boto-Cinza é uma realização do IPeC  e conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.