Atividades em tempos de uma pandemia!

As atividades do Projeto Boto-Cinza tiveram início no mês de março de 2020, ao mesmo tempo em que a China e a Europa passavam pelo auge da pandemia do novo coronavírus. Após alguns dias soubemos que o primeiro caso foi registrado no Brasil. Em meio a nossa rotina de trabalho ainda não imaginávamos como seríamos impactados pelos efeitos desta pandemia.

Com o passar das semanas, se estabelece o início da quarentena no Estado de São Paulo e no município de Cananéia é instalada uma barreira sanitária, permitindo acesso restrito a cidade. E agora? Como isso tudo afetaria o planejamento do projeto? As atividades nas escolas, os eventos, as reuniões presenciais? Neste momento foi necessário muita cautela, planejamento, ajustes e mais ajustes em nosso cronograma para nos adequarmos as restrições e orientações da OMS e do Ministério da Saúde. Sabemos que todo esse cenário não se limitou a nós. O mundo teve que criar estratégias e alternativas para passar por esse momento. Assim, os encontros no escritório foram suspensos, nossas reuniões se tornaram virtuais, e surgiram as ideias de criarmos conteúdos que pudessem ser divulgados virtualmente. Mas, e as pessoas da nossa região que não tem acesso à internet? Como nós as alcançaríamos? Essa foi uma preocupação e cuidado que tivemos desde o início. Portanto, também foram criadas versões impressas dos mesmos materiais e disponibilizadas em locais estratégicos para alcançarmos este público que não seria privilegiado com os materiais virtuais

Muito planejamento foi necessário para adequar o cronograma do projeto com o retorno das atividades no futuro. Ideias antigas foram implementadas nesse período de quarentena, como por exemplo, um podcast que aborda temas socioambientais e temas relevantes para conservação do meio ambiente e a realidade das comunidades locais. Assim surgiu o “Papo de Boto”, que além de estar disponível em plataformas digitais, também foi incluído na programação da rádio local. Uma forma de alcançarmos a população, já que a rádio é ouvida por grande parte da população de Cananéia e municípios vizinhos.

As atividades de pesquisa em campo também foram afetadas com a quarentena. Suspendemos as saídas com a embarcação até que fossem estabelecidos os protocolos sanitários para utilização do barco e para segurança da equipe. No momento, as atividades de campo são realizadas com número reduzidos de pessoas na embarcação, todas com proteção individual e seguindo as recomendações de segurança.

Ainda estamos no meio da pandemia e não fazemos ideia de quando tudo isso vai passar. A rotina de muito trabalho continua, porém com a equipe na segurança de sua casa, se encontrando poucas vezes, quando muito necessário. Apesar das dificuldades decorrentes do distanciamento da equipe sabemos que a forma como estamos agindo é para o bem de todos! O Projeto Boto-Cinza está apenas no início de suas atividades. Muitas novidades ainda estão por vir e vamos colher muitos resultados nos próximos meses. Portanto, fique por dentro do que está acontecendo acompanhando nossas atividades através das nossas redes sociais.

O Projeto Boto-Cinza é uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Por Rebeca Pires e Caio Louzada