Semana do Meio Ambiente 2021

Essa semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e nós, do Projeto Boto-Cinza, preparamos uma série de atividades para lembrar a importância desta data e também para divulgar as nossas ações, que não acontecem apenas em um dia específico e sim ao longo de todo o ano.

Mas afinal, o que significa o Dia Mundial do Meio Ambiente?  Por que essa data foi criada e qual a importância de divulgarmos esse dia, não apenas nas escolas e sim para todos? 

Bem, a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 05 de junho de 1972, na conferência de Estocolmo. A ideia naquele momento, era enfatizar a importância do Meio Ambiente para toda a sociedade e principalmente lembrar a todos que os recursos naturais não são infinitos, como muitos achavam na época e que o uso desordenado levaria a perdas irreparáveis, incluindo consequências para a saúde e bem-estar das pessoas também.  Hoje, infelizmente, apesar do conhecimento que dispomos, muito ainda precisa ser feito para que meio ambiente, em seus aspectos naturais e sociais, possam ter uma relação mais sustentável.  Por isso a importância de continuarmos divulgando e discutindo sobre essa temática, pois os problemas derivados do desequilíbrio ambiental é uma consequência real para toda as formas de vida no planeta.

Nesse sentido, o Projeto Boto-Cinza sempre promove diversas atividades relacionadas à educação, conscientização ambiental e valorização da cultura local, buscando não apenas uma sensibilização, mas uma mudança de atitude, fruto de uma reflexão sobre a valorização do meio que nos cerca e também sobre os problemas derivados das relações sociais.  

Entre essas atividades, temos  o uso do Instagram do projeto (@projetobotocinza) e na página do IPeC (@ipecpesquisas) sempre há postagens com conteúdo informativo.  Também existe o nosso programa de rádio “Papo de Boto” onde você pode acompanhar conversas relevantes para a comunidade com pesquisadores de diversas áreas e moradores locais, que têm muito conhecimento para oferecer. O Programa além de ser transmitido na rádio comunitária (TransMar FM 87,9 MHz) também está disponível nas diferentes plataformas, como Deezer, Spotify e Apple Podcasts.

E nós que fazemos parte do Programa Jovem Pesquisador, temos uma participação direta nessas atividades, com posts nas redes sociais, encontros para conhecer a vida do boto-cinza e também discutir sobre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.  Com isso, começamos a perceber que não se trata apenas de jogar lixo no lixou ou fazer reciclagem, é preciso discutir sobre outros assuntos, que incluem entender o quê leva a produção de lixo e não apenas pensar no descarte.  E são reflexões como essas que levam à uma mudança real de atitudes e comportamentos, pois envolve muito mais do que apenas pensar nas soluções, estamos buscando refletir sobre mudanças necessárias na sociedade para que possamos ter um futuro melhor e isso deve envolver muitas pessoas coletivamente.

O Projeto Boto-Cinza é executado pelo @ipecpesquisas e conta com patrocínio da @petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. Siga o nosso perfil e as redes sociais do IPeC para acompanhar as nossas atividades!

Texto escrito por: