Programa Jovem Pesquisador: entre idas e vindas.

Aaaaaaah, o Projeto Boto-Cinza! Participei do Programa Jovem Pesquisador no ano de 2012 e faltam adjetivos para mostrar o quanto foi importante para mim. Assim como eu, outros quatro jovens foram escolhidos, a maioria tímidos, com pouca experiência para falar com o público, no entanto ao sair já apresentávamos até palestra para o Emygdio!!!

Lembro bem da sensação de fazer parte da equipe, quase uma família, onde tínhamos espaço para dúvidas, conversas, brincadeiras e também do espírito de liderança que ia sendo estimulado lá e percebido pelos nossos professores.

Todos nós já conhecíamos o boto, víamos, falávamos sobre ele, mas estudar cada detalhe, conhecer cada linha de pesquisa, principalmente quando se vem de escola pública, onde o método de ensino é todo falho em diversos aspectos, buscar conhecimento porque se quer aprender e ter esse incentivo é sensacional.

E foi assim… Entre paisagens e botos, biólogos e caiçaras, crianças nas escolas e muito aprendizado, inúmeros teatros, preparações e aquele frio na barriga sempre que falávamos em público, saídas de campos, onde dávamos a volta na ilha de Cananéia e conhecíamos lugares, que mesmo morando aqui não conhecíamos.

E agora estou aqui, não mais tão jovem e de volta ao projeto, com a grande missão de ajudar no processo com os novos JP’s e com muitas expectativas para que seja tão marcante para eles como foi para mim.

O Projeto Boto-Cinza é uma realização do Instituto de Pesquisas Cananéia e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Por Danielly Xavier, ex-integrante do Programa Jovem Pesquisador. Atualmente participa como auxiliar de educação ambiental do Projeto Boto-Cinza