Projeto Boto-cinza

Os estudos sobre aspectos da biologia e ecologia do boto-cinza (Sotalia guianensis) foram iniciados no ano de 1981 com um subprojeto que buscava conhecer os comportamentos de pesca e o repertório sonoro da espécie. Este é possivelmente um dos projetos mais antigos do Brasil dedicado a uma única espécie, com um histórico de atuação na região do Lagamar, entre o litoral sul do Estado de São Paulo e norte do Estado do Paraná. 

Com o tempo, vários pesquisadores dedicaram-se ao desenvolvimento de pesquisas vinculadas ao Projeto Boto-cinza fortalecendo estudos sobre comportamento, biologia reprodutiva, morfologia e evolução, etno conhecimento, ecologia alimentar e populacional, repertório sonoro, interações com a pesca e conservação. Os resultados destes estudos tem sido publicados em revistas científicas, livros, cartilhas de educação ambiental e passados diretamente às escolas, às autoridades gestoras de políticas de conservação da região e às populações de pescadores locais.

Conheça nossas pesquisas e publicações vinculadas ao Projeto Boto-cinza-IPeC.

*Nos anos de 2011 e 2012, o Projeto Boto-Cinza conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, que além da pesquisa científica o projeto tem promovido ações de educação ambiental e políticas públicas. Para saber mais clique aqui

http://www.youtube.com/watch?v=dJYQXwZ_skk