Pesquisadora do IPeC tem artigo publicado em editora internacional

A pesquisadora do IPeC, Lucimary S. Deconto, teve seu artigo “Diferenças nos sons do Golfinho da Guiana, Sotalia guianensis (Cetacea: Delphinidae), entre duas áreas do Sudeste e Sul do Brasil” publicado no Bioacoustics Journal, da Taylor&Francis Online.

De acordo com o artigo, os cetáceos podem ajustar seu repertório sonoro de acordo com o ambiente em que estão, com a estrutura de grupo e com as atividades que estão realizando. O objetivo deste estudo foi caracterizar e comparar, qualitativa e quantitativamente, o repertório sonoro do, boto-cinza, Sotalia guianensis, em Cananeia, SP e Guaraqueçaba, PR. Esperamos encontrar sons semelhantes entre as duas regiões, pois estão geograficamente próximas e fazem parte do mesmo estuarino complexo. Esta hipótese inicial foi rejeitada, ja que os assobios e cliques diferiram entre as duas áreas.


“Destacamos as diferenças ambientais, o comportamento exibido pelos animais, o número de indivíduos, o tamanho do grupo e o pouco contato dos golfinhos entre as duas regiões, como possíveis explicações para explicar tais resultados. Isto, com base em nosso conhecimento da espécie e das áreas de estudo, bem como de uma substancial literatura sobre as características físicas e biológicas dos sons”, afirma Lucimary.

Para saber mais sobre o artigo, basta acessar o link da editora