IPeC realiza atividades de Educação Ambiental em escola de Cananéia

 

Há algumas semanas o IPeC vem realizando atividades de educação ambiental para os alunos da Escola Estadual Professora Dinorah Silva dos Santos. O tema abordado foi a perigosa relação entre o lixo e as tartarugas marinhas, no qual os alunos tiveram contato com a real condição de vida desses animais na região de Cananéia.

Entre as atividades realizadas, a exposição dos banners informativos, os animais taxidermizados e os vídeos sobre o ciclo de vida das tartarugas chamaram muito a atenção das crianças e dos adolescentes do 6˚ ano do ensino fundamental até o 3˚ ano do ensino médio.

Eles fizeram perguntas e se prontificaram a ensinar seus familiares e amigos sobre o perigo que o lixo descartado de maneira errada pode trazer a muitos animais marinhos. Como dever de casa, eles vão realizar trabalhos em grupo sobre o tema e apresentar em sala de aula.

O IPeC acredita que incentivando as crianças e os jovens, conseguiremos conscientizar as futuras gerações. Esperamos que com ações como essa, possamos ajudar a salvar o futuro do meio ambiente!

Algumas ações de educação ambiental realizadas pelo IPeC fazem parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e têm como objetivo informar e divulgar o projeto aos turistas e às comunidades locais.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos mortos.