IPeC participa de mutirão de limpeza de praias na Ilha do Cardoso

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cananéia, Fundação Florestal, Comunidade Tradicional do Parque Estadual Ilha do Cardoso Núcleo Perequê e a Cooperativa de lixo reciclável de Cananéia (Coopercanis), o IPeC participou nesta quinta-feira (10) de um mutirão de limpeza na praia de Ipanema, na Ilha do Cardoso.

Durante aproximadamente 4 horas de coleta, os voluntários reuniram cerca de 315kg de lixo, sendo mais de 100kg de petrechos de pesca como cordas, anzóis e flutuadores de rede. Os resíduos plásticos também pesaram bastante na balança, com cerca de 98kg.

Mais uma vez, pudemos constatar o prejuízo que o lixo descartado de maneira incorreta pode trazer ao meio ambiente. A praia de Ipanema não possui moradores, sendo acessível apenas por mar aberto ou pelas trilhas internas do Parque Estadual. Entre os resíduos coletados foram encontrados alguns descartes internacionais como garrafas de água da China e da Malásia e uma garrafa de Vodka da Turquia.

O IPeC é uma das entidades executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), que é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
Caso você encontre algum animal marinho encalhado na praia, basta entrar em contato conosco através do 0800.642.3341.